Layout do blog

LENTES DE CONTATO RÍGIDAS GÁS PERMEÁVEIS – LENTES ESPECIAIS


O que são lentes rígidas gás permeáveis (lentes RGP)?

O que torna as lentes rígidas especiais, quais as aplicações?

Quando as lentes rígdas são as melhores opções na reabilitação visual?

Quais são os tipos de lentes rígdas RGP?

O que é necessário para uma boa adaptação às lentes rígidas?

Qual a lente rígda mais saudável?

Qual a lente rígida mais confortável?

O que uma lente escleral?

Por que a lente escleral é confortável?

Como as lentes rigidas corneanas e esclerais proporcionam uma visão melhor?

Quando procurar um oftalmologista para reavaliar as lentes de contato rígidas?

Os principais sinais de alerta durante o uso de lentes rigidas que indicam a necessidade de se procurar um oftalmologista são:

Uma tentativa anterior sem sucesso de uso de lentes de contato indica que nunca será possível usá-las com conforto, boa visão e segurança?

Como aumentar as chances de acertar as lentes de contato?

Como é feita a adaptação de lentes de contato na Nossa Visão Oftalmologia?



O que são lentes rígidas gás permeáveis (lentes RGP)?

São lentes feitos com modernos materiais, que mantêm seu formato (por isso a designação rígidas) e possibilitam passagem de oxigênio (gás permeáveis).



O que torna as lentes rígidas especiais, quais as aplicações?

Este grande grupo de lentes de contato é tem papel muito importante na reabilitação visual de pessoas cuja baixa de visão é causada por deformidades corneanas, por exemplo, na presença de irregularidades traumáticas ou pós operatória para retirada de opacidade ou tumores oculares, doenças degenerativas da córnea (pelúcida) ou ectasias corneanas (ceratocone).



Quando as lentes rígdas são as melhores opções na reabilitação visual?

Nessas situações de irregularidade corneana, nem óculos nem lentes de contato gelatinosas conseguem fornecer uma compensação satistória, ponto a partir do qual as lentes RGP são a melhor opção para a reabilitação visual.

Quais são os tipos de lentes rígdas RGP?
As lentes RGP podem ser separadas em 3 grandes grupos:

·        Lentes corneanas: são lentes que se posicionam apenas acima da córnea, em geral, tem tamanho menor, em torno de 8 a 11,4mm de díâmetro.

·        Lentes esclerais: são lentes que não tocam a córnea, e se apoiam apenas na esclera (parte branca dos olhos). Rigorasamente falando, ela se apoia na conjuntiva, tecido mole e vascularizado que recobre toda a esclera anterior. A literatura especializada subdivide as lentes esclerais em mini-esclerais e full-esclerais, mas em termos práticos, ambas não tocam a córnea.

·        Lentes córneo-esclerais: são lentes que se apoiam tanto na córnea quanto na esclera, mantendo característica mista entre as lentes corneanas e as esclerais.



O que é necessário para uma boa adaptação às lentes rígidas?

Uma boa e correta adaptação de lentes de contato deve contemplar os 3 pilares abaixo

Não fazer mal aos olhos (primeiro mandamento Hipocrático)

Fornecer boa vísão

Apresentar conforto que torne possível seu uso



Qual a lente rígda mais saudável?

Pensando e ponderando estes 3 aspectos, as lentes corneanas são as primeiras opções quando se opta na adaptação de lentes de contato especiais, pois são mais saudáveis em termos de oxigenação corneana, mais fácil de manipular e higienizar, o que reduz os riscos de desenvolvimento de alergia e de infecções oculares.



Qual a lente rígida mais confortável?

A lente rígdia mais confortável é a lenet escleral. Apesar de vários pacientes conseguirem utilizar lentes RGP com grande conforto, as lentes esclerais possuem a grande vantagem de ser extremamente confortável, e proporcionar a visão de uma lente rígida corneana.



O que uma lente escleral?

Lentes esclerais são lentes rígidas de grande diâmetro que se apoia exclusivamente sobre a esclera, que é a parte branca dos olhos, sem tocar na córnea.



Por que a lente escleral é confortável?

As lentes esclerais são confortáveis pois, ao não tocar a córnea, evitam estimular a região do corpo humano com a maior densidade de sensores de dor do corpo humano. O apoio da lente ocorre totalmente na esclera (parte brana dos olhos), mais especifacemtne sobre a conjuntiva, um tecido mole, transparente e cheio de vasos saguineos que recobre toda a esclera. A conjuntiva é muito menos sensível aotoque e à dor do que a córnea.



Como as lentes rigidas corneanas e esclerais proporcionam uma visão melhor?

As lentes rígidas possuem a capacidade de compensar em grande parte as aberrações óticas causadas pelas irregularidades corneanas. Ao propoporcionar uma nova superfice homogênea para a entrada da luz, e preencher com líquido o vão entre a lente e a superficie irregular do olho, permite que a luz caminhe para dentro do olho até a retina com mínima distorção. Isto se deve ao fato de as propriedade ótica (índice de refração)  da córnea e da água serem quase iguais.


Quando procurar um oftalmologista para reavaliar as lentes de contato rígidas?

Toda vez que surgirem um sinal de alerta é importante procurar um médico oftalmologista para reavaliar as lentes de contato ridigidas ou gelatinosas, pois pode ser um indicativo que algo pode estar prejudicando seus olhos.



Quais principais sinais de alerta durante o uso de lentes rigidas que indicam a necessidade de se procurar um oftalmologista são:

·        Desconforto durante uso das lentes

·        Embaçamento da visão

·        Dor ocular

·        Vermelhidão

·        Lentes saindo da posição com frequencia (para baixo da pálpebra ou caindo dos olhos)



Uma tentativa anterior sem sucesso de uso de lentes de contato indica que nunca será possível usá-las com conforto, boa visão e segurança?

O fato de o paciente não ter conseguido se adaptar ao uso de uma lente lente de contato não indica que nenhuma outra lente possa lhe trazer conforto e boa visão com segurança.  Atualmente, existem inúmeras opções de modelos de lentes de contato rigidas corneanas e esclerais, que são fabricadas com diferentes perfis (formatos). Cabe ao médico oftalmologista selecionar, dentre todas as caixas de prova disponíveis no consultório, a que melhor irá se encaixar em cada um dos olhos.

Existem várias propostas de lentes para satisfazer a adaptação de lentes para cada olho, porém cada uma com características distintas de conforto, estabilidade e segurança. Portanto, uma tentativa sem sucesso indica apenas que aquela solução proposta não teve exito, porém uma outra pode alcançar esses objetivos.



Como aumentar as chances de acertar as lentes de contato?

 Quanto maior a variedade de modelos disponíveis para se testar, e quanto maior a experiência e a disponibilidade de tempo para se realizar o teste, maiores as chances de otimizar o processo de escolha de parâmetros das lentes para uma personalização.

Ter os dados precisos e corretos de exames complementares ajudam significantemente a escolha da melhor lente de contato. Tradicionalmente usa-se a paquimetria corneana (em uma única medida central da espessura) e a topografia computadorizada (uma mapa de cores que indica a curvatura dos 8 mm centrais da córnea, o exame também é conhecido como ceratoscopia computadorizada). Numa abordagem mais moderna, é possível realizar esta avaliação com uma tomografia computadorizada da córnea, que apresenta dados de altura da córnea ponto-a-ponto.



Como é feita a adaptação de lentes de contato na Nossa Visão Oftalmologia?

Na Nossa Visão Oftalmologia todas as adaptações de lente de contato são realizadas do ínicio ao fim por um médico oftalmologista e engenheiro apaixonado pela contatologia médica há mais de 12 anos, extremamente qualificado e atento aos mínimos detalhes para se tentar chegar ao melhor resultado para o paciente. O Dr Marcelo Kenji Shigetomi é integrante de grupos de pesquisa e também atua como responsável técnico pelas adaptações de lentes em grandes centros oftalmológicos e como instrutor no ensino de novos médicos oftalmologistas e de oftalmologistas na busca de especialização na áera de lente de contato especiais.

Utilizamos uma moderna estrutura que conta com:

·        uma grande coleção de modelos de lentes dos 4 melhores fabricantes de lentes do pais comparável aos grandes centros de ensino e pesquisa de lentes de contato

·        um moderno tomografo de córnea que possui a capacidade de avaliar não só a curvatura e a elevação da porção central da córnea, mas também de trazer informações da porção escleral até o diametro de 18 mm ( e a maior parte das lentes esclerais em uso tem diametro menor que 17mm).

·        Um biomicroscopio com camera de vídeo e fotos de alta resolução, com filtros amarelo e infravermelho para registrar o desempenho das lentes e auxiliar na parametrização destas.

·        Agendamento de poucos pacientes para oferecer o todo o tempo necessário para atender as necessidades de cada paciente.


Entendemos que a adaptação de lentes de contato é um processo de melhoria contínua, e que nessa caminha ajustes possam ser necessários, principalmente nas fases iniciais. O paciente tem total apoio durante todas as fases da adaptação, desde a primeira avaliação, da escolha das lentes, do treinamento de manuseio e da limpeza das lentes, e das consultas de revisão.


COMPARTILHE O POST

Agendar consulta
Por Marcelo Kenji 5 de dezembro de 2024
Nós podemos te ajudar a vencer o ceratocone!
Lentes de contato faz mal para a vista?
20 de abril de 2023
Não, usar lentes de contato não faz mal para a vista. Contudo, deve ser utilizada da forma correta e descartada no tempo de troca, de acordo com o fabricante.
Mais posts
Share by: